segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Que sardinha és tu?





Desta vez fomos à "Que sardinha és tu?", exposição instalada na sede do Millenium, Rua Augusta, 96
Para saberem mais sobre visitem a página das Festas de Lisboa: http://www.festasdelisboa.com/2014/evento/que-sardinha-es-tu/, Eu deixo-vos as fotografias.

Publicação e fotos: Lígia Bento



domingo, 18 de maio de 2014

Procissão de Nossa Senhora da Saúde - Lisboa 10/Maio/2014






"O culto a Nossa Senhora da Saúde é anterior ao século XVI,  e a  Procissão em honra da Virgem só foi instituída em 1570 num ano, em que mais uma vez Lisboa se encontrava dizimada pelos efeitos da peste, e onde a população desesperada pela intervenção divina apelava ao fim da doença.
Os artilheiros de São Sebastião que ocupavam a pequena ermida da Mouraria, fizeram um voto a Nossa Senhora para que terminasse a grande peste, o que veio a acontecer pouco tempo depois. Em agradecimento, instituíram a devoção e a procissão em honra da Senhora da Saúde que se realizou pela primeira vez a 20 de Abril de 1570, saindo a imagem do Colégio dos Meninos Órfãos.
A tradição manteve-se até 1661, quando e devido a desentendimentos, a imagem ficou perpétuamente depositada na Ermida de São Sebastião que mudou de nome para Ermida de Nossa Senhora da Saúde, unindo-se desta forma as duas Irmandades que tomaram a designação, em 1662, de Senhora da Saúde e de São Sebastião.
Compunham-na os andores, os representantes do Senado da Câmara, o cabido, as irmandades, e os vários Regimentos que sempre se fizeram representar, cabendo aos oficiais da artilharia transportar aos ombros o andor da imagem.
A procissão saía da ermida da Mouraria passava pela Igreja da Madalena, Sé, Igreja de São Domingos e regressava de novo à ermida onde recolhia a imagem.
A Santa apresentava vestidos e mantos nupciais oferecidos pelas rainhas, como ainda hoje sucede com o vestido de casamento da rainha D. Maria Ana de Áustria, mulher de D. João V (1706-1750).
A fechar a procissão seguia sempre um conjunto de penitentes, aristocratas e povo, com velas e oferendas que cumpriam promessas e agradeciam à Virgem pela sua saúde e pelas graças recebidas.
Para além de Nossa Senhora ia também na procissão São Sebastião, também ele advogado das doenças e por ser o primitivo orago da ermida.
Ano após ano a procissão realizou-se até 1910, altura em que foi interrompida só se retomando a devoção em 1940, para em 1974  interromper-se uma segunda vez até 1981.
Actualmente a procissão incorpora as imagens de Santa Bárbara, Santo António, S. Sebastião e da Senhora da Saúde, percorrendo a Rua do Benformoso, Largo do Intendente Pina Manique,Travessa do Cidadão Gonçalves, Avenida Almirante Reis, Rua da Palma, Largo Martim Moniz Rua D. Duarte, Praça da Figueira, Rua dos Condes de Monsanto, Poço do Borratem e Rua do Arco do Marquês de Alegrete."
Fonte: Sítio da Câmara Municipal de Lisboa - http://www.cm-lisboa.pt/viver/cultura-e-lazer/patrimonio-cultural/procissoes

Fotos  e Publicação: Fátima Baptista 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Brechó, Gato Pardo


Hoje, depois de termos subido até à Sé, de passarmos pelas Portas do Sol, fomos até à rua de São Vicente onde, no º 14, onde descobrimos uma pequena loja, Brechó Gato Pardo.Ali encontramos um bocadinho de tudo, roupas, cintos, malas, discos, brinquedos antigos...
Roupas antigas e fora de moda são recuperadas e transformadas.


A montra

De várias gravatas sem uso surge uma bolsa

Apontamento do seu interior

Bijuteria antiga

Apontamento do seu interior


Um brechó (brasileiro), ou adelo (português) é uma loja de artigos usados, principalmente roupas, calçado, louças, objectos de arte, bijuterias e objectos de uso domestico. Geralmente atraem um público mais alternativo e quem procura artigos originais ou únicos. (Wikipedia)

Fotos e publicação de Lígia Bento





terça-feira, 6 de maio de 2014

3 Rainhas em Lisboa

Queen Mary, Queen Elisabeth e o Queen Victoria estiveram atracados hoje em Lisboa no Cais de Santa Apolónia. No final do dia, pés ao caminho e fomos vê-las partir às Portas do Sol.



Eram três navios, mas só consegui fotografar dois e meio!!!!


O embarque do último tripulante.


Soltar as amarras


O navio vai partir


Queen Mary de regresso a casa.



6 de Maio de 2014
publicação e fotos de Lígia Bento
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=699074


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Em jeito de homenagem neste Abril que passa









Em jeito de homenagem ao fotografo que registou Abril, Alfredo Cunha, e que agora  editou,  conjuntamente com  Adelino Gomes,  um belíssimo livro fotográfico em que "Os Rapazes dos Tanques" se manifestam 40 anos após um dia que mudou  o rumo de  um povo. 

Fátima Baptista


sexta-feira, 11 de abril de 2014

A exposição de fotografia do "Lisboa na Hora de Almoço", inaugurada no passado dia 7, que seria itinerante, passou a ser permanente. Está no  na Sala Multiusos, Edifício do Campo Grande, 25, 3º,  F.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Lisboa na Hora de Almoço, Inauguração da exposição

No dia 7 de Abril, pelas 12h, o "Lisboa na Hora de Almoço", inaugurou a sua exposição na Sala Multiusos, do Edíficio Central da CML, no Campo Grande. ficam algumas fotos da montagem e da inauguração.








Publicação e fotos de Lígia Bento

terça-feira, 1 de abril de 2014

Jardim do Príncipe Real - Jardim França Borges





O Jardim França Borges mais conhecido como o Jardim do Príncipe Real foi construído em meados do séc. XIX junto ao bairro mais boémio de Lisboa, o Bairro Alto. Nele se encontra o Reservatório Subterrâneo de Água da Patriarcal. Em tempos o maior reservatório de água para abastecer a cidade de Lisboa, e agora com as suas galerias a servirem de palco a várias iniciativas culturais nomeadamente exposições de fotografia. Pode-se ainda desfrutar, nos dias quentes de verão, da sombra do Cedro-do-Buçaco, árvore classificada como sendo de interesse pública, cujo diâmetro atinge mais de 20m.


Fotos e Texto 
Fátima Baptista 

terça-feira, 18 de março de 2014

Procissão do Senhor dos Passos -

Começou na Igreja de São Roque no largo Trindade Coelho, desceu a rua da Misericórdia, a rua Garret e a rua do Carmo. Chegou ao Rossio e dirigiu-se para o largo de São Domingos, continuou pela rua de D. Antão de Almada, pela travessa de São Domingos, pela rua da Palma e chegou à praça do Martim Moniz. Aí subiu a Calçada dos Cavaleiros e a calçada de Santo André e chegou finalmente à Igreja da Graça.

Foi este o percurso da "Procissão do Senhor dos Passos" .

Ficam algumas das fotos feitas .





Na rua da Misericórdia, a marcar o compasso.


Rua da Misericórdia (início da procissão)


Dando a volta no largo Trindade Coelho


Esperando o início da procissão


Rua da Misericórdia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nosso_Senhor_dos_Passos



Publicação e fotos de Lígia Bento

terça-feira, 11 de março de 2014

Do Elevador de Stª Justa






Do  Elevador de Stª Justa

Da baixa em desassossego
Sobe ao Carmo e vê Abril
Mira-se na Graça e no Monte
Abre cerca ao Castelo
Que tem Alfama aos pés
Além Tejo poisa olhares
Num cacilheiro de passagem
Regressa ao Rossio

Numa  singela viagem.
BF 


Publicação e palavras de Fátima Baptista 

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Elevador de Santa Justa, Pormenores







Em dias de chuva porque não uma visita ao elevador de Santa Justa?



http://www.visitlisboa.com/Conteudos/Entidades/Parques-e-Miradouros/ELEVADOR-DE-SANTA-JUSTA.aspx



Fotografias e publicação de Lígia Bento

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Os moinhos de vento de Lisboa






Faz parte das minhas lembranças de infância. Era vermelho, e não me lembro bem quem, mas alguém me disse: - tens que soprar para ele girar! Todo o dia soprei, todo o dia ele girou!

Voltei a encontrá-lo, muitos anos depois, preso a uma varanda ....

Ficam aqui ...os  moinhos de vento de Lisboa.


Texto e fotografias de Ligia Bento.